Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Santa paciência

Fonte da moda para boas risadas são as tirinhas de memes, certo? Todavia, fazendo minhas visitas rotineiras aos blogs de memes, me deparei com uma tirinha cuja mensagem era muito curiosa: tem gente - e não é pouca - querendo morrer ao invés de esperar 5 segundos para pular anúncios do Youtube.

Tirinha do Trollando.com. Clique para ampliar.
O debate em torno dessa temática nos direciona apenas para a sensibilidade do espectador. Você da agência, defendendo assiduamente seu querido VT exibido, deve pensar "Oras, são 5 míseros segundos! Essa juventude não tem paciência, está perdida!". Pessoalmente, até concordo. Todavia, como bons profissionais de comunicação, devemos sempre estar atentos às mudanças de comportamento do público e encontrar novas maneiras atrativas de despertar o interesse dos receptores pela mensagem. Foi assim em todas as mídias: TV, rádio e cinema mudaram... por que a publicidade no Youtube também não deveria?
Um bom exemplo é um recente comercial da Budweiser que, além do bom roteiro, conta com uma dupla que, teoricamente, não tem erro: Anderson Silva e Steven Seagal. A propaganda tem um certo suspense e termina com as duas feras das artes marciais prestes a se digladiar pela última cerveja do deserto, tudo num VT de 90 segundos, que não se sente passar. Tudo bem que o vídeo foi, na verdade, produzido para televisão, porém podemos pegar seu conceito para aplicar em novas ideias, curtas e diretas, sem perder a criatividade.


Ainda navegando pelo Youtube, vi um vídeo da Boticário que, por enquanto, pode ser o maior exemplo de como superar a ansiedade do espectador. O vídeo dispensa o quesito de suspense, mas resume toda a funcionalidade do produto em apenas 5 segundos, exatamente o tempo que o internauta é "obrigado" a esperar para visualizar seu vídeo, ficando exposto à mensagem completa.
É claro que reformular os roteiros e construir VT's de 5 segundos são tarefas árduas, mas ninguém disse que as mudanças são fáceis de serem superadas. Tudo depende, mais uma vez, da superação criativa característica da publicidade.

Para descontrair, veja uma lista só com links de tirinhas dos memes sobre anúncios do Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...