Sim, comunicação integrada. Vamos usar o recente sucesso de" Os Vingadores (The Avengers)" para entender como Stan Lee e companhia estão muito além das revistas em quadrinhos.
Fundada em 1939 com o nome de Timely Comics, a empresa sempre atraiu destaque por manter uma premissa básica do marketing: a qualidade. Começando por seu primeiro produto - os quadrinhos - a então Timely Comics começou a criar um universo ilimitado de fantasia, futurismo, tecnologia e imaginação. Daí em diante, junto com o gosto popular, as ações foram tomando dimensões maiores. Em 1961 surge o nome Marvel Comics, que em meados da década de 1980 passa a ser Marvel Entertainment Group, somando dezenas de personagens, milhares de histórias, centenas de produtos e milhões de fãs. São revistas, bonecos, roupas, seriados, jogos e a recente máxima dos roteiros de cinema. Tais possibilidades de mercado despertaram o interesse de outro gigante da diversão, a Disney, que anunciou a compra da Marvel em 2009, por US$ 4 bilhões.
Abusando de ideias criativas, a Marvel integra ações de mercado que aliam a prospecção de novos fãs com ainda mais admiração dos tradicionais, fidelizando um público imenso, como faz a Apple e outras empresas em diversificados ramos de atuação. O sucesso dos Vingadores nos ajuda a analisar como são essas ações.
Como o nome fantasia sugere, o Universo Marvel funciona mesmo como um sistema planetário. Tudo está interligado, não só nas ações, como nas histórias. Por isso, juntar vários heróis com fãs ensandecidos em um filme de ação é praticamente infalível, certo? Não para a Marvel. Mesmo com os sucessos de "Homem-Aranha"," Homen de Ferro", "O Incrível Hulk" e outros, o público tinha sua curiosidade aguçada cerca de 5 anos antes de "Os Vingadores" chegar à telona, com as famosas cenas pós créditos.
De lá para cá a repercussão foi ganhando força no boca a boca, imprensa e formadores de opinião. No mais, foi o de sempre: trailers, teasers, convenções de fãs e, principalmente, um bom filme. O resultado? "Os Vingadores" tirou o recorde de bilheteria da semana de estreia que pertencia a "Harry Potter e as Relíquas das Morte parte 2", com US$ 200.3 milhões. Isso mesmo, mais de 200 milhões de dólares em uma semana, apenas nos Estados Unidos.
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| Aplicativo no Facebook simula que o usuário é um agente junto aos Vingadores. |
Ainda tem mais. Voltando a citar as cenas escondidas nos créditos, "Os Vingadores" também teve a sua, deixando a clara impressão que uma continuação está por vir. Enquanto isso, um aplicativo no Facebook permite que o usuário seja um agente e faça missões junto aos Vingadores e já foi jogado por quase 1,5 milhão de pessoas; uma versão de desenho animado é veiculado em canais de TV do mundo todo e milhões de fãs aguardam por mais.

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