Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pobre, o magricelo virtual

Recentemente, no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, me deparei com a nova forma de medir o grau de dependência virtual, desenvolvido pela psicológa Dora Goes. É muito simples e até divertido: são 11 perguntas que, dependendo da sua resposta, somam pontos. O teste é chamado de "massa virtual", traçando uma comparação com a "massa corporal", uma equação médica usada para saber se a pessoa está acima do peso ou com alta taxa de gordura. Porém, na "massa virtual" o resultado da somatória dos pontos indica o grau de vício em meios virtuais, conforme a seguinte tabela:
  • até 25 pontos - dentro da média;
  • entre 25 e 35 pontos - recomenda-se uso comedido das ferramentas virtuais;
  • 35 pontos acima - "você precisa de uma dieta virtual", parafraseando o site.
Jogar RPG, como Diablo III, é o que mais acrescenta ponto na pesquisa. Foto: comcerteza.com.br
Medir o tempo que o indivíduo dedica online ou em atividades virtuais sempre foi muito importante, pois mostra como as novas tecnologias ganham força, além de abrir caminhos para novas formas de comércio. Só atento para certos pontos deste método, que dão muita importância para os "sonhos de consumo" desta época, os smartphones e tablets. É uma pesquisa interessante, porém,  tem de se considerar que muitas pessoas ainda não dispõem ou sequer podem adquirir tais tecnologias e, até deferem muito tempo em atividades similares, porém em outras mídias (como jogos de RPG, que podem ser jogados tanto como software quanto em aplicativos do Facebook, sendo o que mais acrescenta pontos à pesquisa).
Você pode fazer o teste neste link e comentar aqui seu resultado e, até deixar sua reclamação. Mas antes, reflita comigo: se a "massa virtual" está ligada à aquisição de novas tecnologias, seria o pobre um magricelo virtual?

Fonte: Mais Você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...